ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

   Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais

 

 

PCS 0597 - LABORATÓRIO DE MICROPROCESSADORES i

 

1º Semestre de 2000

 

INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE A DISCIPLINA

 

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

Nos últimos anos, a grande maioria dos projetos que utilizam a tecnologia digital é baseada em componentes chamados microprocessadores. Uma grande variedade desses componentes é encontrada no mercado com capacidade de processamento e grau de integração crescentes.

 

Esta disciplina juntamente com as disciplinas "PCS 0598 - Laboratório de Microprocessadores II" e "Projeto de Formatura I" e "Projeto de Formatura II" que a sucedem, têm por finalidade proporcionar ao aluno a oportunidade de familiarização com algumas famílias de microprocessadores de grande sucesso comercial, bem como apresentar técnicas e métodos de desenvolvimento de projetos baseados em microprocessadores.

 

 

2. CARACTERÍSTICAS DA DISCIPLINA

 

2.1. Carga Horária Semanal

 

 

2.2. Programa Básico

 

A disciplina está estruturada para a realização de experiências que utilizam microprocessadores e seus principais periféricos, sendo disponível todo material necessário para tal, bem como literatura de apoio e apostilas. Quando necessário, as experiências poderão ser precedidas de aulas de teoria e preparação.

 

Fundamentalmente, os tópicos abordados no curso são:

 

2.3. Bibliografia Básica

 

Cada apostila apresenta a bibliografia requerida para a compreensão da experiência, sendo que as principais estarão à disposição dos alunos no laboratório para consulta e reprodução. Ela basicamente consiste em:

 

 

2.4. Critério de Aprovação

 

MÉDIA = [(P1 + 2*P2)/3]*0.8 + R*0.2, MÉDIA ³ 5, onde:

 

P1, P2 = notas de provas

R = exercícios: média dos relatórios das experiências; peso dos relatórios: 1, exceto relatório final do Projeto de Formatura, com peso 3.

 

3. ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA

 

3.1. Turmas

 

A disciplina prevê três turmas, cada uma sob a responsabilidade de um professor. Cada aluno deverá assistir às aulas apenas na turma em que estiver matriculado. Qualquer alteração deverá ser solicitada à secretaria do PCS, via requerimento, e dentro dos prazos estabelecidos.

 

 

3.2. Local

 

Todas as experiências serão realizadas no "Laboratório de Microprocessadores" do PCS, sala C1-13, que é administrado por um técnico especializado. Qualquer necessidade ou anormalidade relacionada com equipamentos, recursos didáticos e literatura de apoio deverá ser dirigida a ele.

 

 

3.3. Quadro de Avisos

 

Os alunos deverão estar atentos para o quadro de avisos da disciplina, que apresentará a programação do curso, bem como informações relevantes, tais como:

 

 

QUAISQUER DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS DEVERÃO SER DIRIGIDOS APENAS AO PROFESSOR DA RESPECTIVA TURMA.

 

 

4. PROGRAMAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS

 

4.1. Experiências Previstas

 

As experiências previstas para a disciplina estão relacionadas com os seguintes tópicos:

 

 

As apostilas associadas estarão no xerox do CEE para reprodução.

 

4.3. Regras Gerais

 

  1. Os alunos deverão realizar as experiências em equipes de dois ou três alunos.
  2. No início de cada aula será aplicado um pequeno teste individual, que terá a duração de cerca de 15 minutos, visando comprovar a preparação de cada aluno para a realização da experiência. A correção das provas será realizada imediatamente após o seu término, e a sua nota fará parte da nota do relatório. Assim, a pontualidade é muito importante, pois os atrasados não terão tempo suficiente para realizar o teste. As salas de aplicação dos testes serão comunicadas em breve.

Devido aos horários de entrada e saída dos funcionários e professores, e eventuais aulas realizadas nos períodos subseqüentes, deverão ser respeitados os horários de início e término de cada aula, não podendo as mesmas se prolongar além do previsto.

  1. Não haverá reposição de experiências, salvo por motivos de força maior.
  2. Os alunos poderão utilizar o laboratório nos horários em que ele não é utilizado para outras aulas, tanto para adiantar atividades de aulas futuras, como refazer experiências, desde que não coincida com o dia de aula de outras turmas, que respeite o horário de trabalho do técnico responsável, e que o laboratório não esteja lotado por outras equipes. As equipes deverão reservar com antecedência os horários com o técnico responsável.
  3. Na data e horário previstos para a realização da experiência, logo no início da aula, cada equipe deverá apresentar ao professor, um PLANEJAMENTO escrito da experiência (não serão aceitos planejamento em arquivos). Esse documento, que deverá ser resultado de uma reunião prévia entre TODOS OS INTEGRANTES DA EQUIPE, deverá conter a organização prevista para a execução da experiência (por exemplo, seqüência de atividades, projetos, especificação, detalhamento, codificação e formas de teste de programas, que deverão vir acompanhados de comentários, e também deverão já estar prontos para carregamento, ou seja, editados, e montados ou compilados (sem erros dessa natureza), etc). Ele não deverá conter cópia de partes da apostila, ou informações de pouco interesse às atividades. O planejamento, avaliado pelo professor no início de cada aula, corresponde à estrutura do RELATÓRIO da experiência, a ser entregue ao final da aula.

Recomenda-se que cada aluno possua uma cópia do mesmo (incluindo os programas em disco), evitando-se assim a penalização de toda a equipe em caso de ausência do portador do Planejamento.

A ausência ou má elaboração do planejamento além de prejudicar a nota dos alunos da equipe, poderá impedir a realização da experiência, a critério do professor.

  1. Um pouco antes do término de cada aula (15 a 30 minutos), as equipes deverão encerrar a experiência no ponto em que conseguiram chegar, e consolidar as informações relacionadas em um RELATÓRIO. Basicamente ele deverá conter o PLANEJAMENTO, as eventuais alterações nele realizadas ao longo da experiência, comentários e conclusões, listagens e arquivos de programas. Sua nota somente poderá ser atribuída aos elementos da equipe presentes na realização da experiência, e que também tenham participado da sua elaboração.
  2. Tanto o planejamento como o relatório deverão ser elaborados pela equipe. Não será aceita a "divisão de tarefas por experiência", devendo todos os integrantes do equipe participar das atividades. Ao término das atividades, o professor poderá escolher qualquer um dos elementos para ser argüido sobre o que for realizado.

g) Ao longo da execução de cada experiência, cada aluno será avaliado quanto a sua participação efetiva na bancada. A avaliação será individual, envolvendo as notas atribuídas ao teste inicial, ao planejamento, à participação, e à postura do aluno na sala de aula.

h) Cada professor deverá definir a forma com que espera que os relatórios e demais trabalhos sejam elaborados, bem como propor variações na forma de realização de cada experiência, visando aprimorar a dinâmica de cada aula.

i) Ao longo das experiências, cada equipamento ou componente defeituoso (ou suspeito) deverá ser entregue ao professor da turma, para que o identifique e autorize a sua substituição.

j) Ao término de cada experiência, a bancada deverá ser ARRUMADA E LIMPA. Os componentes e acessórios deverão ser separados de forma organizada, e os equipamentos desligados. Não deverão ser deixados arquivos no disco rígido dos computadores, nem deverão ser alteradas as suas configurações sem a autorização do professor. Atitudes inconvenientes ou que prejudiquem o bom andamento das aulas não serão aceitas (por exemplo, escrever nas bancadas, jogar papéis no chão ou na bancada, uso inadequado dos equipamentos, recebimento de visitas durante as aulas, ausência de integrantes das equipes por longos períodos, desorganização da bancada, uso de celulares, etc).

k) Cada equipe deverá trazer os seus próprios disquetes, com os programas elaborados. Cada disco deverá estar acompanhado DE PELO MENOS UMA CÓPIA DE SEGURANÇA ("BACK-UP"). Defeitos nos discos não serão aceitos como desculpa.

l) É PROIBIDO o uso dos microcomputadores e impressoras do laboratório para outras finalidades (jogos, execução de outros programas, uso a Internet quando não requerido pelas atividades do laboratório, realização de trabalhos para outras disciplinas, etc).

n) Casos excepcionais ou não previstos serão julgados pelos professores.

 

 

5. PROVAS

 

As provas, realizadas INDIVIDUALMENTE, poderão envolver perguntas teóricas e eventualmente terão alguma parte prática.

 

 

6. ESPECIFICAÇÃO DO PROJETO DE FORMATURA

 

 

Cada equipe deverá apresentar na data estabelecida, o TEMA DO PROJETO DE FORMATURA, a ser refinado na disciplina "PCS 0598 - Laboratório de Projeto de Microprocessadores II", e implementado na disciplina "PCS 0588 - Laboratório de Projeto de Formatura". Essa especificação, além de participar da média final de cada aluno (relatório com peso maior), constitui a base para a realização dos trabalhos nos semestres seguintes. As regras para a sua realização serão divulgadas oportunamente.

 

 

7. DATAS DE AULAS, EVENTOS E PROFESSORES

 

O Anexo 1 apresenta as datas das aulas, programação das principais atividades, e apresenta as informações dos professores de cada turma.

 

 

8. NOTA IMPORTANTE SOBRE DESONESTIDADE ACADÊMICA E PRINCÍPIOS ÉTICOS

 

 

A cópia, o empréstimo extensivo, de projeto de software, hardware, etc, de qualquer outra pessoa ou relatório e documentação já apresentados, serão considerados desonestidade acadêmica. Os professores e monitores serão responsáveis pela identificação e aplicação de penalidades. Uma vez que geralmente é impossível a determinação do efetivo autor do trabalho e do copiador, ambos serão penalizados. Portanto, cada estudante é responsável pela proteção de seu trabalho contra cópias. A penalidade usual para a desonestidade acadêmica é uma nota zero para o primeiro trabalho envolvido, e nota zero para a avaliação global da disciplina na reincidência, além da comunicação oficial à chefia do Departamento, podendo ocasionar outras penalidades previstas no estatuto da Universidade. Assim, cópia não é uma boa idéia, não valendo a pena correr o risco.

 

A utilização de qualquer recurso computacional deve seguir as normas e os princípios éticos estabelecidos pela Universidade. Instalação e execução de programas não autorizados, utilização do serviço de correios e acesso a Internet indevidos, violação de informações ou qualquer atividade que venha a prejudicar as instalações e os usuários são atos considerados indevidos com punição conforme disposição do regime disciplinar. Em 1999 ocorreu um lamentável fato desse gênero, o que levou a Diretoria da EPUSP a punir o infrator.