Apresentação Projetos Links Eventos Notícias Equipe Produção Bibliográfica Grupos de Pesquisa USP Poli PCS
Navegação

WebBee
USP-Poli-PCS

Apresentação

O Laboratório de Automação Agrícola é um grupo de pesquisa do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

É formado por uma equipe multidisciplinar que envolve professores, alunos de graduação e pós-graduação, além de colaboradores.

Um Pouco de História

O LAA - Laboratório de Automação Agrícola foi fundado em 1989 com o objetivo de desenvolver e aplicar Tecnologia da Informação ao Agronegócio.

A chamada automação agrícola vem se desenvolvendo significativamente no mundo e em menor escala já está sendo adotada em várias atividades no Brasil. Exemplos são a eletrônica embarcada em máquinas, a agricultura de precisão, o controle de ambientes, a robótica e o processamento pós-colheita. A tecnologia disponível é predominantemente importada, e é necessário um maior esforço nacional para desenvolver, dominar e disseminar tecnologia própria, particularmente naquelas situações que são peculiares ao país. A maior interação entre os diversos atores do setor agrícola é uma condição importante para a melhor utilização dos recursos disponíveis, e também para aumentar a competitividade internacional do país.

Desde 1999 o grupo passou a trabalhar também na pesquisa em TI aplicada ao Ambiente, em particular à Biodiversidade, a chamada Informática na Biodiversidade (Biodiversity Informatics), um dos ramos da Bioinformática.

Objetivos

O LAA tem como objetivo básico trabalhar para o desenvolvimento e a incorporação da tecnologia da informação (TI) às diversas atividades ligadas ao agronegócio e do ambiente.

A TI aplicada ao Agronegócio tem um papel importante a desempenhar, e pode contribuir para a modernização e competitividade desse setor que é de grande importância econômica no Brasil.

A aplicação da TI ao ambiente tem como objetivos auxiliar a realização de pesquisas e aumentar o conhecimento, auxiliar a divulgação desse conhecimento junto à sociedade, e prover apoio à tomada de decisão sobre o uso sustentado dos recursos naturais.

Esses objetivos são alcançados atuando-se em diversas frentes

O grupo tem se dedicado à realização de projetos visando atender demandas do agronegócio e das ciências ambientais, e trabalha também em projetos em áreas de ponta da tecnologia computacional, visando antecipar-se a futuras demandas.

Formação de recursos humanos

Um outro objetivo do laboratório é o de formar profissionais para o trabalho nessas áreas de aplicação que são de importância estratégica para o Brasil. Esta formação tem sido estimulada através de trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado vinculados aos projetos do grupo, sempre buscando desenvolver um espírito crítico em relação às reais necessidades do país.

Divulgação da tecnologia

Sendo o uso desta tecnologia no agronegócio e no ambiente ainda pouco difundido no país, e tendo em mente as vantagens que poderá trazer, o grupo tem se dedicado à sua divulgação de modo a criar uma cultura na área. Neste sentido tem atuado na organização de eventos como seminários e congressos, além da publicação de textos diversos.

Ao longo desses mais de dez anos de atuação, essa foi uma contribuição importante do LAA.

Áreas de Interesse

Do ponto de vista da TI, entre os assuntos de maior interesse podem ser destacados a pesquisa e o desenvolvimento de:

Do ponto de vista da aplicação, essas tecnologias têm sido aplicadas a:

Laboratório de Automação Agrícola - Escola Politécnica da USP
Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 158, sala C2-56
Edifício de Engenharia Elétrica
Cidade Universitária - São Paulo - SP
CEP 05508-900
Fone: (11) 3091-5366 Fax: (11) 3091-5294