IP: conversão de número para nome


Antes um recado:
Estou propondo dois temas de discussão permanentes dentro do ViaLinuxis:
1. Qual é o aplicativo do Linux que você aprecia? Pode ser sistema de desenvolvimento, jogos, algum aplicativo para gerenciamento de rede, etc.
2. Que avanço tecnológico você imagina ou ouviu falar que vai ocorrer no futuro? A resposta a esta pergunta não precisa envolver Linux. Por exemplo, existe muito comentário a respeito do que seria a TV interativa. Pretendo trazer este tipo de discussão para o ViaLinuxis.
Agora mesmo você já pode estar participando e enviando respostas a estas duas perguntas acima.
Recebi também algumas perguntas, veja em http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/bs/desafios.html

Para a seguinte pergunta:

eu sei o IP de uma máquina.
Se existir um nome associado ao IP quero saber qual é.


recebi duas respostas. Mesmo que você conheça o comando nslookup, vale a pena ler esta primeira resposta:

1) de Joao Paulo Rojas Vidal <joaop@ype.ind.br>:


Convencionando-se que esta máquina está conectada à internet e este IP está vinculado a um domínio registrado, basta seguir um dos seguintes passos:

- inicialmente verificamos se ela tem ip reverso com o comando "nslookup [nr.IP]" (este comando é valido para maquinas unix, linux e familiares);
- um segundo teste seria utilizar o whois, com o comando: "whois [nr.IP]@whois.arin.net" - funciona bem para faixa de endereços não brasileiros (ou de universidades e outros dominios registrados antes da regulamentação da internet no Brasil).
- caso o arin responda algo com a seguinte frase no texto da resposta: "RNP (Brazilian Research Network)" e não diga de quem é o IP, pode-se tentar o seguinte comando: "whois [nr.IP]@registro.br", que pesquisa no registro brasileiro.

No caso de um endereço contido na faixa de sua rede interna, consulte seu arquivo "/etc/hosts" (ou "\windows\hosts" no caso do win95/98), ou ainda, consulte seu servidor dns interno.


2) de Alexandre Pereira da Silva <aletes@usa.net>

nslookup [ip]



Para assinar ou abandonar o ViaLinuxis: http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/bs/boletim.html
colocado em: 8 - 5 - 00

^JC