WindowMaker: dock e clip


Boletim ViaLinuxis em 14-7-00
Se você se interessou em usar o gereciador de janelas "windowmaker" (http://www.windowmaker.org) deve ter observado que existem dois ícones: um clip e um ovo quebrado, conhecido como dock. O Alfredo Kojima, criador do windowmaker, gentilmente respondeu às seguintes perguntas:

> O que eh o dock e o clip e para que servem?
Eles sao locais onde se pode colocar icones de aplicacoes, como atalhos. Os icones de aplicacao que normalmente aparecem na parte inferior da tela desaparecem quando a aplicacao e' terminada, mas se ela for arrastada para o dock ou clip eles ficarao la mesmo depois da aplicacao fechar. Entao, para abrir denovo a aplicacao basta dar um duplo click no icone.
Tambem e' possivel fechar uma aplicacao de forma temporaria: basta clicar com o botao direito no botao de minimizar da janela ou selecionar Hide ou Esconder no menu da barra de titulo. Todas as janelas da aplicacao vao ser fechadas para dentro do icone. Ao se dar duplo-clique no icone, as janelas serao restauradas. Nao funciona com qualquer aplicacao, mas com o netscape funciona, por exemplo.
O clip e o dock sao quase a mesma coisa, so que o clip e' especifico para cada workspace e pode ter icones colados em qualquer direcao.
O dock so aceita icones na vertical e o conjunto de icones que aparecem nele e' o mesmo em todos os workspaces.

> Quando eh melhor usar o clip ou o dock?
Eu prefiro o dock, mas tem gente que prefere o clip porque e' possivel colocar mais icones no clip. Acho que e' questao de gosto.


^JC