Boletim ViaLinuxis
Jorge Kinoshita

Revistas sobre Linux em portuques

(un)subscribe
10-8-00

autor: Hilton Fernandes

A comunidade Linux brasileira (e portuguesa) tem evoluido em numero e qualidade. Gracas a essa evolucao, as revistas em portugues sobre Linux tambem tem melhorado. Com um comeco modesto, quando as revistas eram um pretexto para vender CDs com software Linux, hoje ha' revistas de nivel profissional. Algumas de nivel medio, outras ate' mesmo com artigos sobre programacao em Linux.
Correndo o risco de ser injusto, ja' que os diferentes numeros das revistas tem qualidade desigual, e' possivel apontar 3 revistas em portugues que se destacam:
1) Revista do Linux (http://www.RevistadoLinux.com.br), ligada `a empresa brasileira que produz a distribuicao Conectiva Linux, seus CDs sao em geral atualizacoes do Conectiva Linux; suas materias sao basicas;
2) Linux Actual, revista portuguesa, por isso arquivo e' ficheiro, monitor de video e' ecran. Tem o nivel medio, com muitas materias para programadores. Peca pela diagramacao, que chega a prejudicar a leitura das materias;
3) Arquivo LinuX e' uma especializacao para Linux da revista Geek, ainda existente. E' a mais pretensiosa: seus autores se apresentam como "digeratti", neologismo em ingles que significa pessoas eruditas em computacao e tecnologias digitais. Apesar disso suas materias tem nivel de basico a basico avancado. Tambem sao muito bem escritas, a maioria delas traducoes de artigos em ingles disponiveis na rede. Ao menos na edicao 2, nenhuma das traducoes continha a URL do original . Um ponto alto da revista e' a diagramacao agradavel e que ajuda na leitura das materias.


voltando ao Jorge Kinoshita:
Obrigado ao Hilton pelo artigo. Em minha opinião, estará de parabéns quem conseguir se estabelecer no mercado com uma boa revista sobre Linux. Você tem comentários sobre revistas? No próximo número, mais uma de "web-design": vale a pena usar frames?


^JC