Boletim ViaLinuxis

Jorge Kinoshita

webdesign: Vale a pena usar frames?

(un)subscribe
14-8-00

Antes, vou dar um exemplo de uma ótima URL que usa frames:

http://developer.netscape.com/docs/manuals/

Como você pode ver, a janela foi dividida em frames. Temos um frame com um índice para navegar no site e outro onde você vê o conteúdo. Aliás este é um dos usos mais comuns de frames.

Um outro caso é o de chats. Um frame apresenta o diálogo que se densenrola: (uma página HTML que vai se formando à medida em que o diálogo ocorre e nunca acaba de ser downloadada) e outro frame apresenta um formulário onde o usuário coloca o que quer dizer.

Entretanto, constate que os sites mais famosos NÃO usam frames. Eu gosto de ler uma página HTML ocupando a tela inteira do micro. O frame acaba "disperdiçando" uma parte importante da tela. Outros motivos: 1. browsers muito antigos podem não ler frames (o lyx não é antigo mas não abre frames). 2. O cadastro de uma página com frames em sites de busca é mais complicado. Qual é a página HTML mais importe dentro dos seus frames?


O Luiz Kobayashi mandou a seguinte resposta:

Usar frames pode ser bom ou ruim, dependendo do contexto, principalmente dependendo da resolução do monitor da pessoa que estiver acessando o site.

Como todo mundo sabe, o tamanho de um frame pode ser definido ou pela largura em pixels ou através da porcentagem que o frame irá ocupar na tela. Assim, não é novidade que muito da estética do site utilizando frames pode ser prejudicado com a variação da resolução do monitor -- um site projetado para 800x600 não tem como ficar legal em 640x480. Por outro lado, a grande vantagem do frame aparece quando for elaborar toolbars -- por exemplo, de um site de web-based mail. Como o toolbar é algo que pouco varia, é interessante utilizar frames, porque uma vez carregado, o toolbar permanece lá, sem desperdiçar banda. Em compensação, se o toolbar for customizável, compensa muito mais utilizar
do que frames, por causa da flexibilidade das tabelas (diga-se de passagem, o WML não aceita nested tables). Assim, o que acho é que tudo depende do conteúdo que o site vai prover, e do formato com que tal conteúdo será apresentado.


Próximo número: sites com tutorial de SQL. Se quiser participar do próximo boletim, envie-me seus links.


^JC