Boletim ViaLinuxis

Jorge Kinoshita

webdesign: navegação fácil em um site.

(un)subscribe
29-8-00

É bom que um site contenha um índice ou um mapa na página de entrada a fim de que o usuário possa localizar as informações de forma rápida. Quatro exemplos de se fazer isso:

1) Em http://www.fapesp.br/ existe a opção "Mapa do site". Nesta opção pode-se ver um mapa das páginas HTML (dispostos em árvore) contendo o material disponível. O usuário pode simplesmente clicar na página que ele quer sem ter de navegar no site.

2) Em http://lists.debian.org/ você pode encontrar as mensagens da lista debian-user organizadas por data além de se ter um mecanismo de busca por palavras-chave no final da página.

3) Em http://www.pcs.usp.br você pode ver o mapa de navegação se formando a medida que você arrasta o mouse. Requisito: uso do flash (http://www.macromedia.com/software/flash).

4) Cada boletim do ViaLinuxis publicado possui um título. Ao clicar no título (dos boletins mais recentes), o usuário vai para a página http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/bs/i0.html que contém a relação de todos os boletins publicados. Assim, fica fácil de navegar entre os boletins. Agradeço a seguinte sugestão de Csaba Deák sobre a navegação no site do ViaLinuxis: "eu incluiria em cada boletim, já no cabecalho, um link para o anterior e o proximo (para nao ter-se que voltar a cada pagina que se tornou velha apos toda nova pagina, pode-se incluir nela desde ja um link para o lugar onde a proxima pag vai estar), assim como para o indice".


^JC