Boletim ViaLinuxis

Jorge Kinoshita
Mais boas referências

(un)subscribe
1-11-00

avisos:
1. Caso tenha dúvidas e queira interagir com o ViaLinuxis, ao invés de me enviar um email para mim ou para a lista, participe do fórum: http://www.pcs.usp.br/cgi-bin/jkinoshi/ve.cgi O fórum já tem dado um retorno razoável, mas será melhorado em breve. Assim que alguém responde uma pergunta no fórum, ela é repassada automaticamente via email para quem perguntou.
2. O engenheiro Ali do CIRP-USP envia primeiro uma retificação de um link publicado na segunda-feira e depois mais links sobre Unix. Quanto à retificação, o endereço http://snowhite.cis.temple.edu/~durban/LAG/httoc.htm é muito bom. Lá você vai encontrar o "Linux System Administrator's Survival Guide" com informações detalhadas sobre: cron, at, sendmail, NFS, NIS, pine, elm, segurança, controle de processos, etc.
3. Existe um teste muito interessante no final deste email.


autor: Ali Faiez Taha <aftaha@cirp.usp.br>
Queria fazer uma retificação sobre os sites de livros e apostilas em Linux.
Onde se lê : sowhite.cis.temple.edu/~durban/LAG/ deve ser substituido por : http://snowhite.cis.temple.edu/~durban/LAG/httoc.htm

Tem mais alguns sites sobre Livros Free pela Internet:
IBM:

http://www.redbooks.ibm.com
De particular interesse para quem deseja obter certificacao em AIX sao os seguintes manuais:

- IBM Certification Study Guide V4.3 System Administration
http://www.redbooks.ibm.com/abstracts/sg245129.html
- IBM Certification Study Guide AIX Support
http://www.redbooks.ibm.com/abstracts/sg245139.html
- IBM Certification Study Guide: RS/6000 SP
http://www.redbooks.ibm.com/abstracts/sg245348.html

Dentre estes últimos eu gostaria de recomendar, aos interessados no estudo da arquitetura TCP/IP, o excelente "TCP/IP Tutorial and Technical Overview", que fica em http://www.redbooks.ibm.com/abstracts/gg243376.html.
Este livro tem mais de 700 páginas e é muito bem escrito, cobrindo de maneira bastante clara os aspectos principais dos protocolos TCP/IP.
_______________________________________________________________________________
Existem vários sites na Internet que disponibilizam gratuitamente o conteúdo de livros. Um grande número de editoras disponibilizam seus livros, geralmente em formato HTML. A maioria destes livros são técnicos e na área de computação. Mas o melhor de tudo é que existe um site que faz um excelente trabalho de catalogação de todos estes livros. Este site chama-se HoganBooks e é uma referência obrigatória para mim sempre que preciso achar alguma coisa. O endereço é http://www.hoganbooks.com . A quantidade de informação disponível é simplesmente inacreditável. Sem dúvida alguma vale a pena visitá-lo.
[fonte : dicas-l - UNICAMP]

Curiosidade: Um teste de inteligência. Recebido de Raquel Sano.
>Este é um rápido teste de inteligência, divertido e esquisito. >Não trapaceie!!! Se você fizer isso o teste vai perder a graça. >Garanto que não há truques nesse teste. Leia a sentença >abaixo: > > FINISHED FILES ARE THE RE- > SULT OF YEARS OF SCIENTIF- > IC STUDY COMBINED WITH > THE EXPERIENCE OF YEARS. > >Agora conte APENAS UMA VEZ os numero de letras "F" na sentença. A >SEGUNDA CONTAGEM NÃO VALERÁ!! > >Olhe a resposta abaixo após ter contado. > > > > > > > > > >RESPOSTA: > > > > > > > > >um pouco mais embaixo... > > > > > >Há seis F's na sentença. >Pessoas com inteligência mediana acham três deles. >Se você achou quatro, esta acima da media. >Se você achou cinco, pode torcer o nariz na frente de quase todo mundo. >Se você achou os seis, você é um gênio!!! > >Não e uma pegadinha. Muitas pessoas esquecem os "OF". O cérebro >humano tem a tendência de vê-los como Vis, e não como "F". > >Esquisito, não???
^JC