Boletim ViaLinuxis

Jorge Kinoshita
Papai Noel não traz presentes

(un)subscribe
21-12-00


aviso: este boletim não diz nada a respeito de computadores e é minha maneira de comemorar o natal que é uma das duas grandes datas do cristianismo (páscoa e natal). Aproveite e veja o boletim "Água Viva": http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/evang/

A Bíblia é uma coletânea de livros que foram agrupados em dois grandes blocos:
- o Velho Testamento (herdado do povo judeu) que foi escrito antes do nascimento de Jesus Cristo. Alguns livros do Velho Testamento são: Isaías e Miquéias.
- o Novo Testamento que foi escrito depois do nascimento de Jesus Cristo. Alguns livros do Novo Testamento são: Mateus e Lucas.
Existe uma forte relação entre o Velho e o Novo Testamento como mostram os versículos abaixo:

Em Isaías 9 (livro do Velho Testamento escrito muito antes do nascimento de Jesus Cristo):
1 Mas para a que estava aflita não haverá escuridão. Nos primeiros tempos, ele envileceu a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos fará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios.
2 O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz.
3 Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos.
4 Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor, como no dia de Midiã.
5 Porque todo calçado daqueles que andavam no tumulto, e toda capa revolvida em sangue serão queimados, servindo de pasto ao fogo.
6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.

Em Lucas 1:32,33 (Livro do Novo Testamento relatando a vida de Jesus Cristo) referindo-se a Isaías 9:7 :
30 Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.
32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;
33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

Isaías 7:14 (Velho Testamento) - Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.
Mateus 1:23 (Novo Testamento) - Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.

Miquéias 5:2 (Velho Testamento) - Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.
Mateus 2:6 - E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.

Em Mateus 4 referindo-se a Isaías 9:1-2 :
13 e, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zabulom e Naftali;
14 para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías:
15 A terra de Zabulom e a terra de Naftali, o caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia dos gentios,
16 o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; sim, aos que estavam sentados na região da sombra da morte, a estes a luz raiou.
17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.


^JC