Boletim ViaLinuxis

Jorge Kinoshita
message digest

(un)subscribe
4-1-01


aviso: começamos o ano de 2001 com 660 emails cadastrados.

O comando md5sum é uma função de hash que mapeia um arquivo em um número de 128 bits. Dado que 2 ** 128 é um número grande e a função de hash é bem feita (procurando aproveitar todo o range) então dificilmente dois arquivos estarão associados ao mesmo número. Além disso, é praticamente impossível a função reversa, ou seja, projetar um determinado arquivo que seja mapeado em um número já pré-estabelecido.
Isto é útil para garantir que um determinado arquivo não sofreu alteração. Veja casos de uso:

Caso 1
Se um arquivo para download tiver o seu "md5sum" publicado então após o download pode-se verificar o "md5sum" para se certificar de que o arquivo não foi corrompido.

Caso 2
Imagine que você tenha armazenado os "md5sum" de vários arquivos importantes em seu sistema (aqueles que um hacker gostaria de alterar) como /etc/passwd. Imagine que o seu sistema periodicamente verifique cada um destes "md5sum". Caso haja uma alteração em qualquer um destes arquivos você será prontamente notificado; (mas isso já é uma outra história para um outro boletim)...

Caso 3
No processo de assinatura de um email. A assinatura pode ser o "md5sum" do texto do email criptografado com a chave privada de tal forma que a chave pública abra o "md5sum" e confira com o texto do email.



^JC