16-9-03 - Boletim ViaLinuxis em sintonia com o Fórum
máquinas Windows acessam o ViaLinuxis
seu email: subscribe unsubscribe

Editorial

Uma análise preliminar dos logs do apache referentes ao ViaLinuxis mostram que cerca de 90% das máquinas usam Windows, sendo que cerca de 40% delas usam Windows NT. O resultado nos surpreendeu e nos faz pensar que:
  • Com base nestes números não é possível dizer que o Linux perdeu, mas com certeza, o Linux está sendo menos usado do que supúnhamos para a navegação na web. Alguns motivos que levam uma pessoa a navegar com o windows provavelmente são: dificuldade em configurar o acesso à internet (muitos fabricantes, além de não criarem drivers para o Linux, não deixam as informações em aberto para que estes drivers sejam criados); vários sites foram feitos para máquinas windows e a MS acabou dando mais velocidade e leveza ao Explorer (e, observando a proliferação de vírus, criou um meio - incluindo o Outlook - mais vulnerável a ataques também).
  • O grande número de máquinas com windows NT que nos acessam mostram que existe um grande interesse por parte de pessoas jurídicas (empresas, escolas, etc.) em instalarem ou configurarem seus servidores Linux. Esta afirmação precisa de ser analisada com mais cuidado, mas a fizemos pressupondo que a "pessoa física" praticamente não usa windows NT.
  • Assim, existe uma tendência de que o Linux seja usado primeiro nas empresas (em servidores) do que nas casas. As empresas devem buscar o uso do Linux para reduzir custos (economizando com licenças, software, etc.) e criar produtos mais competitivos.

    A respeito do "open source" encontrei o seguinte em http://www.linas.org/theory/freetrade.html:

    This intellectual property (the body of all open source code) can be exploited by all at a very low cost. This low cost software represents a 'savings' as compared to proprietary, high-cost software, and a business can exploit these savings, lower their costs, increase their profits, and pass the remainder on to the consumer. These savings apply a powerful economic incentive for businesses, large and small, to adopt Linux in favor of Microsoft Windows, in order to become more competitive in their sphere of competition. Thus, in this way, open source can be, and is becoming a powerful global economic force that will not be diverted.


    Perguntas & Respostas

    16-09-03
    mfft
    Em qual biblioteca (???.h) fica a função "getche()" do "C" padrão ANSI ??? Existe a biblioteca "conio.h" para o gcc???
    15-09-03
    vagnerener
    Tenho um modem US Robotics Sportster Data faz PnP. E gostaria de saber como configurá-lo no Linux Red Hat 9. A outra pergunta é: Depois de configurá-lo, é p
    14-09-03
    cisainfo
    como instalar o pacote kernel-readers do slack-9? além de instalar com o installpkg é preciso recompilar o kernel???
    12-09-03
    mfft
    Estou querendo compartilhar o drive de cdrom, fiz a configuracao nfs da seguinte maneira, editei o arquivo /etc/exports incluindo a linha /mnt/cdrom *(ro)
    12-09-03
    dil3
    Preciso saber se quando uso uma interface mais leve tipo blackbox se existe programas que sejam mais leves em substituição aos que usam as bibliotecas do KD
    10-09-03
    carlos
    Prezados(a), possuo um conectiva 7.0 como DNS secundário de outro Conectiva 7.0 DNS primário, porém só obtenho Autoridade sobre o domínio através da FAPESP n
    10-09-03
    rodrigocp
    Queria saber o passo-a-passo para programar o cron de uma máquina linux para desligar o computador em uma determinada hora.
    10-09-03
    narley7
    Tenho uma rede com servidor debian e quatro estações windows e um cliente debian e gostaria de saber como faço para ter acesso a outras maquinas pelo client