21-10-03 - Boletim ViaLinuxis em sintonia com o Fórum
O Linux na Universidade
seu email: subscribe unsubscribe

Editorial

Estamos recebendo até o dia 25 de Outubro, sábado, artigos para a mesa redonda do CONISLI: "O Linux na Universidade". A princípio, cada um que tiver seu artigo aceito, fará uma apresentação de uns 15 minutos e depois abriremos para perguntas. Procuraremos dividir o uso do Linux em blocos, como por exemplo, O Linux na Educação (EAD, etc.).

Da nossa parte, apresentaremos o ViaLinuxis e como o Linux está sendo usado dentro do Laboratório de Microprocessadores. Um dos trabalhos apresentados pelos alunos (que será divulgado com mais detalhes um boletim futuro) foi a criação de um CD-ROM específico para o laboratório baseado no Kurumim. O CD-ROM contém todo o ambiente de desenvolvimento de programas para o kit do 68K e além disso, é um servidor de telnet, ftp, etc. A idéia é bootarmos uma máquina com este CD-ROM para que ela funcione como o servidor do laboratório permitindo que os alunos compilem os programas remotamente via telnet e ftp. Ao término da experiência, o servidor é simplesmente desligado. A vantagem de se fazer assim, ao invés de usar um servidor normal com winchester é que não devemos ter problemas com hackers ou com alunos que descuidam de suas senhas. Além disso, não teremos mais lixo no winchester. Um outro caso do uso do Linux em nossa equipe, é no alinhamento de corpus bilígüe através de métodos estatísticos (dado textos em inglês e português dizer qual sentença foi traduzida por qual sentença; ou dizer qual palavra foi traduzida por qual palavra).

Se você tiver experiências no uso do Linux em educação ou pesquisa, mande-nos artigos.


Perguntas & Respostas

20-10-03
amidu
'legacy ISA'
20-10-03
deconto
meu computador é on-board e quero instalar uma placa de video pci?
13-10-03
ronieryc
[1] gostaria de saber qual o comando para alterar a hora no servidor linux Red hat 8 sem usar o linuxconf?
17-10-03
ronieryc
  • ESSE É O CAMANDO PARA ALTERARMOS DATA, HORA E ANO: date MMDDHHmmAA ESSE O COMANDO ACIMA SIGNIFICA MM(MÊS)DD(DIA)HH(HORA)mm(MINUTO)AA(ANO COM 4DIGITOS)