6-4-04 - Boletim ViaLinuxis em sintonia com o Fórum
Feliz Páscoa
seu email: subscribe unsubscribe

Editorial

Há muito tempo atrás, cada povo possuia os seus deuses. Se hoje, em nosso mundo globalizado, temos o conceito de Deus formado pela Bíblia não é para menos: muitos milagres aconteceram. Mas voltemos ao passado.

O Egito tinha faraós e os descendentes de Jacó (Israel) serviam aos egípcios. O Senhor Deus de Israel, o criador do Universo, o Deus EU-SOU, tomou as dores de seu povo. Através de Moisés, pediu que o faraó deixasse o povo ir para adorá-LO no deserto. Porém o faraó não permitia a despeito de milagres e pragas. ( Ficar sem escravos ?!) Até que um dia, Deus disse a Moisés que iria matar os primogênitos de homens e animais. Porém, cada família do povo de Israel deveria sacrificar um cordeiro e colocar o seu sangue na porta da casa de tal forma que o Senhor passasse por ela e não ferisse o primogênito. O cordeiro deveria ser sem defeito e seus ossos não deveriam ser quebrados. E assim aconteceu, o faraó teve seu herdeiro morto e liberou (quase enxotou) o povo de Israel. Esta é páscoa dos judeus. Eles comemoram a passagem da escravidão para a liberdade.

Curiosamente, Jesus Cristo é crucificado na preparação da páscoa dos judeus, na sexta feira, pouco antes do grande dia que era sábado. Veja como foi isso na Bíblia, em João 23:


30 Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.

31 Ora, os judeus, como era a preparação, e para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, pois era grande aquele dia de sábado, rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados dali.

32 Foram então os soldados e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado;

33 mas vindo a Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas;

34 contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

35 E é quem viu isso que dá testemunho, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que diz a verdade, para que também vós creiais.

36 Porque isto aconteceu para que se cumprisse a escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado.

37 Também há outra escritura que diz: Olharão para aquele que traspassaram.


Mas a páscoa dos cristãos não é na sexta, nem no sábado e sim no domingo, o dia em que Jesus ressucitou dentre os mortos. Esta páscoa fez uma diferença enorme na história da humanidade. Na crucificação, os discípulos se acovardaram. Depois da ressurreição, eles já não mais temiam a morte. Eles proclaramaram a salvação em Cristo para o mundo e foram assassinados por causa disso. Vários outros seguidores foram assassinados também quer seja por judeus, romanos e até hoje existem povos que se opõem ao cristianismo.

Mas a mensagem da salvação era poderosa: tinha a capacidade de converter pecadores, mesmo assassinos de cristãos, em servos do rei Jesus Cristo. Paulo, antes de sua conversão, apoiou o assassinato do cristão Estevão; mas se deparou com Jesus Cristo e viu seus pecados perdoados. Por causa da misericórdia de Deus, Paulo desprezou tesouros terrenos (ex: títulos, tradição judaica - benjamita, etc.) por um tesouro celestial que julgou ser muito mais valioso. Ele espalhou o evangelho aos não-judeus, principalmente ao longo do mar Mediterrâneo. Isso acabou enfurecendo diversos judeus que combatiam o cristianimo (para eles uma seite herege) e ele acabou sendo muito perseguido.

Apesar de muito sangue, a mensagem: "Jesus Cristo salva" atravessou os séculos e chegou até nós. Jesus é o cordeiro de Deus que morreu pelos nossos pecados e nos salva da morte. Jesus nos liberta de nossa insaciável busca egoística por auto-satisfação. Ele nos enche de paz e alegria. Assim, deixamos de servir a deuses temporais (ex: o dinheiro) que de fato nunca nos satisfazem e passamos a servir ao Deus eterno EU-SOU. Existe alegria de fato em adorar a Deus. Se você duvida, vá a uma igreja cristã e participe de um culto de adoração.

Viva uma nova vida! Celebre a Páscoa!


Perguntas & Respostas

03-04-04
narley7
drive do modem hsp 56 micromodem , gostaria que alguem me mandasse o drive dp hsp56kmicromodem, pois não encontro na internet e junto mandar o manual meu e-
01-04-04
w.rosario
o que é placa de video
31-03-04
liliamarci
[1] Tenho o Corew draw mas gostaria de passá-lo para português, o que devo fazer?
31-03-04
liliamarci
  • Nenhum continuo em dúvida, pois quero passá-lo para português