Qual versão de Linux devo usar em minha máquina?


Antes da resposta, estarei dando uma palestra no dia 18 de Março, Sábado, 13-17 h, sobre os primeiros passos a serem dados no Linux. O custo é de R$50,00 para uma pessoa e, promocionalmente, de R$100,00 para um grupo de 3 pessoas. O procedimento de inscrição e forma de pagamento está descrito em http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/aula1.html. Te espero lá. Voltando à dica de hoje:

Se você tem uma máquina nova, sugiro a última versão do RedHat (contate-me sobre CDs do RedHat 6.1), já alguém da física-USP provavelmente sugerirá a última versão do Debian. Se você quer digitar as coisas no StarOffice com acentuação e não quer configurar sua máquina sugiro o Conectiva (porém comigo aconteceu do teclado e vídeo se comportarem de forma diferente para alguns comandos básicos do Linux numa das primeiras versões do Conectiva). Fica a seu cargo.

Se você tem uma máquina antiga ou diferente da Intel (ou Intel-like), o problema já é maior. As versões atuais do Linux consomem muita memória e processador (software como o Gnome são muito pesados). Neste caso eu sugiro que se use uma versão mais antiga do Linux.

Um site "quente" no mundo Linux é o http://www.linux.org . Mais especificamente em http://www.linux.org/help/beginner/platforms.html você encontrará uma relação entre máquinas e versões de Linuxs.

A relação entre hardware e software para o RedHat pode ser vista em:

http://www.redhat.com/support/hardware/


Para assinar ou abandonar o ViaLinuxis: http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/boletim.html
colocado em: 18 - 4 - 00

^JC