O comando alias


Espero que você tenha apreciado o comando "ls -F" do boletim anterior. Vamos supor que agora você quer que o comando "ls" não seja mais o "ls" normal e sim o "ls -F". Exemplo. Você quer digitar "ls" e obter algo como:


$ ls
599E07_1.DOC
599E07_2.DOC
599E07_3.DOC
CLp79.Jan28-132116B
Desktop/
EscalaF_riasProfes.doc
GNUstep/
Office51/
Xrootenv.0
amta
art/
executavel*
arquivo_link@

Como fazer isso?

Basta fazer um "alias". Digite em sua console:

$ alias ls='ls -F '
Você vai ver que o comando ls virou "ls -F".

Seguindo este tipo de raciocínio você pode fazer com que o comando "rm" (remove arquivos) peça para você confirmar se deseja realmente que o arquivo seja removido.

Ou seja, você pode configurar os comandos normais do Unix de forma a se comportarem como você quer. Você pode inclusive criar pseudo-comandos. Por exemplos, criando o comando lsf atraves de: alias lsf='ls -F' .

Você pode ver todos os alias que estão ativos através do comando alias sem parâmetros. Em meu computador tenho os seguintes alias:

$ alias
alias cp='cp -i '
alias cz='tar zcvf '
alias d='ls -al|grep \/'
alias ls='ls -F '
alias rm='rm -i '
alias tz='tar -zxvf '
alias xdvi='xdvi -s 5 -geometry 1244x556+-134+0 '

Se você não sabia disso, leu esta mensagem, entendeu e não gostou dessa característica do Unix, acho que você deve continuar no Microsoft!

Desafio: Veja só o problema que tive ao preparar a palestra: tirei um monte de fotos e depois preparei diversas páginas HTML usando apenas algumas fotos. Para economizar disco eu quiz remover todas as fotos que não foram usadas nas páginas HTML. Como você resolveria isso? Comentarei a resposta daqui a uns 2 boletins.


Para assinar ou abandonar o ViaLinuxis: http://www.pcs.usp.br/~jkinoshi/boletim.html
colocado em: 18 - 4 - 00

^JC