Software Livre na Educação
CONISLI, sábado, 8 de Novembro

14:00H Aspectos Sociais do uso do Software Livre

  • Krishnamurti Lelis Lima Vieira Nunes Departamento de Ciência da Computação, Universidade Federal da Bahia, Av. Adhemar de Barros, s/n, Campus de Ondina, Salvador, BA, Brasil krishna@im.ufba.br
  • Resumo Este artigo tem intenção de demonstrar a importância da disseminação do uso do Software Livre para o desenvolvimento social e promoção da inclusão digital. Nesse sentido, esclarece alguns conceitos, na tentativa de desmitificar concepções equivocadas. Ressalta o papel do Software Livre na educação e os aspectos sociais atingidos por esse paradigma. Palavras chave:Software Livre, Inclusão Digital, Computador e Sociedade.

  • 14:15H Quebrando Paradigmas com a Utilização do Software Livre na Segurança Computacional

  • Willian Beline1, Altair Olivo Santin2, Narci Nogueira da Silva3 1, 3Departamento de Matemática e Centro de Informática - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam) CEP: 87303-100 - Campo Mourão - PR - Brasil 2Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) - CEP: 80215-901 - Curitiba - PR - Brasil beline_math@yahoo.com.br, santin@ppgia.pucpr.br, narci@cm.cefetpr.br
    palestrante: Willian Beline
    Mini-currículo: formado em Matemática com especialização em Educação Matemática. Professor lotado no departamento de Matemática da Fecilcam-PR.
  • Resumo: Desde que a Internet começou a se tornar popular, em meados de 1991, alguns problemas têm feito parte do dia-a-dia do internauta. A falta de segurança por parte daqueles que navegam pela Web é o principal deles. Existem softwares que podem prover algum tipo de segurança para aqueles que têm condições de adquiri-los, no entanto tais programas são muito caros, o que inviabiliza a sua compra por parte da grande maioria. Além dom fator custo tais softwares são como verdadeiras caixas pretas, pois seu código-fonte fica escondido. Neste trabalho pretende-se apresentar alguns softwares de livre distribuição para se garantir um bom nível de segurança. Verifica-se em toda a enquete realizada com os provedores, que as ferramentas de livre distribuição têm sido utilizadas por grande parte dos entrevistados. O Software Livre, quando bem administrado, é confiável, estável e muito promissor. Palavras-Chaves: segurança, liberdade, linux.

  • 14:30H ViaLinuxis: respondendo perguntas

  • Jorge Kinoshita jorge.kinoshita@poli.usp.br Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais São Paulo, SP - Brasil
    palestrante: Jorge Kinoshita
    currículo: professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais / PCS - EPUSP. Autor do Vialinuxis.
  • Resumo: Os sistemas que buscam informação não estão avançados o suficiente para dispensar a ajuda humana. O ViaLinuxis é um projeto para responder dúvidas sobre Linux quer seja através de seres humanos que respondem as perguntas postadas no fórum quer seja automaticamente através da busca no banco de perguntas/respostas ou através da busca em documentos selecionados sobre Linux. O ViaLinuxis agrupa um fórum, um sistema de busca de informações e um boletim de forma coesa.

  • 14:45H Boot Remoto - uma solução de melhoria na manutenção dos computadores

  • Fabrício Scariott (UCS) fscariot@ucs.br Luciana Soardi (UCS) lsoardi@ucs.br Liliane de F. Giordano (UCS) lfgiorda@ucs.br
    palestrante:Fabricio Scariott
    currículo: graduando do curso Tecnologia em Processamento de Dados da Universidade de Caxias do Sul. _
  • Resumo. Este artigo mostra uma alternativa encontrada para melhorar o funcionamento do serviço de manutenção de computadores dos Laboratórios de Informática da Universidade de Caxias do Sul. A quantidade de tempo necessário para reconfigurar os computadores, após o término das aulas, era grande, ficando estes sem uso e prejudicando a utilização dos equipamentos pelos alunos. A alternativa encontrada foi a utilização do Boot Remoto, no qual todos os programas, inclusive o sistema operacional, acessados pelas estações de trabalho, encontram-se armazenados em um ou mais servidores. Sendo assim, o processo de manutenção dos computadores torna-se mais prático e rápido.

  • 15:00H Pipeline em plataforma Open Source para o processamento de dados de projetos de seqüênciamento de genes expressos (ESTs)

  • Marco Antonio Grecco Ribeiro¹ (marco@compbio.epm.br) Paulo Bandiera Paiva¹ (paiva@compbio.epm.br) ¹Laboratório de Bioinformática Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo
    palestrante:Paulo Bandiera Paiva
    mini-currículo: Formado pelo Curso Superior de Tecnologia em Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica em 1989, Mestre e doutorando em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Coordenador dos laboratórios de Rede e de Bioinformática da UNIFESP.
  • Resumo O avanço da pesquisa biológica tem demandando recursos computacionais que possibilitem o processamento e análise do volume de dados gerados nos laboratórios experimentais. A bioinformática é uma ciência multidisciplinar que concentra esforços para o desenvolvimento de soluções para atender esta problemática. Concomitantemente ao desenvolvimento da comunidade Open Source, diversos institutos de pesquisa nacionais e internacionais investiram esforços produzindo ferramentas que permitem a análise e processamento de dados biológicos em ambiente aberto. O projeto Brain Orestes é uma parceria entre os departamentos de Fisiologia, Micro-Imuno-Parasitologia e Informática da UNIFESP, para o seqüenciamento de genes expressos em cérebro de ratos epilépticos e normais. Em seu desenvolvimento, foram utilizadas plataformas e ferramentas Open Source, com a finalidade de disponibilizar uma interface amigável entre os pesquisadores da área biológica e as diferentes ferramentas disponíveis para o processamento dos dados obtidos em bancada. O pipeline descrito ajusta as necessidades dos pesquisadores às soluções existentes, com boa relação custo-benefício em termos de infra-estrutura. O projeto também visa a distribuição da aplicação através de seu código fonte para seu uso em outras instituições de pesquisa. A aplicação abrange todo o processo de seqüenciamento e análise de dados, iniciando com o processamento dos cromatogramas, a geração da base de dados de seqüências e parâmetros de qualidade, a localização e mascaramento de vetores e contaminantes, montagem das seqüências considerando os parâmetros de qualidade, comparação com bases de genes conhecidos e com bases de famílias protéicas. A próxima etapa do projeto prevê a utilização de metodologias de clusters, objetivando melhor desempenho e menor custo operacional.

  • 15:15H Alinhamento de corpus bilíngüe com Software Livre

  • José Fontebasso Neto Jorge Kinoshita jose.fontebasso@poli.usp.br jorge.kinoshita@poli.usp.br Departamento de Sistemas Digitais Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Av. Prof. Luciano Gualberto, tv 03, 158
    palestrante: José Fontebasso Neto
    currículo: mestre pelo Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais / PCS - EPUSP.
  • Resumo Um corpus bilíngüe é uma coletânea de textos e suas traduções. O alinhamento corresponde a relacionar parte do texto em uma língua com parte do texto em outra língua. Ele pode ser feito em diversos níveis: parágrafos (relacionando os parágrafos com as respectivas traduções), sentenças ou palavras. Este trabalho descreve o resultado de um trabalho de mestrado utilizando basicamente o sistema operacional Linux na distribuição RedHat 9.0 e linguagem de programação PERL na versão 5.8.0 no alinhamento de sentenças e palavras. Para tanto, dividimos o trabalho do seguinte modo: na seção 1, situamos o escopo desse trabalho, na seção 2, tratamos da aquisição dos textos, na seção 3, descrevemos as etapas do processamento desenvolvido, e por fim, na seção 4 fizemos nossas conclusões discutindo as vantagens dos softwares utilizados e possíveis aplicações para as etapas do processos implementado.

  • 15:30H Servidor de Estações de Trabalho (SET 1.0) O "computador popular de rede" (CPR)

  • E.L. Favero1; R. Viégas Junior2; G. Gonçalves3; L. Augusto4 1 (favero@ufpa.br) Dr. em Ciências da Computação; Diretor do SECOM - UFPA. 2 (rviegas@ufpa.br) M.Sc. em Eng. Elétrica - Telecomunicações; Prof. da UFPA. 3 (glaestgon@ufpa.br) Bolsista do Projeto: Computador popular de rede - UFPA 4 (ldaugusto@ufpa.br) Bolsista do Projeto: Computador popular de rede - UFPA Universidade Federal do Pará - UFPA SECOM- Serviço de Computação da UFPA - 2003
    Palestrante: Prof. M.Sc. Raimundo Viégas Junior
    Currículo: Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará - Eletrônica -UFPA (1991) e Mestre em Engenharia Elétrica - Telecomunicações UFPA (2002), trabalhou no Pará como Engenheiro Eletrônico e Telecomunicações durante 09 anos e atualmente é Prof. Assistente do Dep. de Informática da UFPA onde atua como coordenador técnico do Projeto SET.
  • Resumo Este trabalho descreve um estudo de caso onde é implementado o conceito de "computador popular de rede" (CPR). A idéia é implementar uma solução onde um servidor Linux gerencia um conjunto de estações de trabalho. Nesta configuração de sistema cliente servidor, uma estação de trabalho é equivalente a um computador popular: sem disco rígido, sem periféricos e com pequena quantidade de memória tendo o poder computacional equivalente a um computador pessoal típico controlado por um servidor de rede. Esta solução apresenta as vantagens do computador popular em termos de custo de software e hardware, atendendo bem as necessidades laboratórios de informática e as redes departamentais. Além disso, permite reusar computadores já defasados tecnologicamente como estações de trabalho.

  • 15:45H POTENCIALIDADES DE UMA DISTRIBUIÇÃO LINUX EM UM IBM POWER-PC RISC SUPORTANDO UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM56

  • Tarcizio Rodrigues Pinto7 Fábio da Purificação de Bastos8 Felipe Martins Müller9 Elena Maria Mallmann10 tarcizio@inf.ufsm.br, fbastos@ce.ufsm.br, felipe@inf.ufsm.br, emallmann@mail.ufsm.br
    palestrante: Tarcizio Rodrigues Pinto
    mini-currículo: Acadêmico do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM e do Curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, bolsista de iniciação científica do CNPq/FAPERGS, consultor de tecnologia da informação em empresas públicas e privadas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
  • Resumo A meta do trabalho foi ativar um PowerPC IBM com Linux, para funcionamento experimental de um ambiente virtual de aprendizagem livre para internet (Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador na perspectiva da investigação-ação - [AMEM][BOWEN]). O problema estava em identificar e instalar uma distribuição Linux [LINUX], compatível com a referida máquina e de plataforma não proprietária, tendo em vista nosso trabalho em educação científico-tecnológica [ECT] nas perspectivas da liberdade [Freire, 2000] e do software livre [FSF]. Através de trabalho em rede, de natureza colaborativo, optou-se pela distribuição SuSe [SUSE] na versão 7.3 para PowerPC, instalando o referido software livre no endereço http://powerpc.ce.ufsm.br. O trabalho realizado potencializará: experimentação no AMEM em servidor próprio e com hardware de servidor (já disponível em http://powerpc.ce.ufsm.br/~amem); identificação e modificação das páginas HTML [HTML]; identificação e modificação dos scripts em linguagem PHP [PHP]; identificação e modificação de problemas na conexão com a base de dados do Banco MySQL [MYSQL]; promoção de seminários temáticos para os professores da equipe multidisciplinar que lecionam instrumentalizados pelo AMEM e sugestões de otimização para a equipe multidisciplinar desenvolvedora do AMEM, disponível e em funcionamento em http://amem.ce.ufsm.br.

  • 16:00H Facilitando o aprendizado de sistemas operacionais com GNU/Linux Uma proposta para o uso não traumático do GNU/Linux

  • Mário Olímpio de Menezes FASP - Faculdades Associadas de São Paulo Rua José Antônio Coelho, 879 - Paraíso São Paulo - SP CEP: 04011-062 http: //www.fasp.br
    palestrante: Mário Olímpio de Menezes
    currículo: Físico, Pesquisador do IPEN, Professor de Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores, Tecnologias de Segurança Internet. Usuário de GNU/Linux desde 1995. Linux counter #24626
  • Resumo Um projeto de utilização do sistema operacional GNU/Linux de modo não traumático é apresentado. Através da utilização do KNOPPIX, um sistema operacional completo que roda inteiramente a partir do CD-ROM, sem a necessidade de instalação e com um excelente mecanismo de detecção de hardware, os alunos podem experimentar o GNU/Linux, interagir com a interface gráfica baseada no KDE, executar aplicativos, compilar programas, depurá-los e ainda podem manter o trabalho realizado através da criação de um diretório de usuário em uma mídia não volátil. A resposta obtida até o presente, indica que o projeto apresentado aos alunos terá bastante sucesso. Com a possibilidade de remasterização do CD do KNOPPIX para a inclusão/remoção de aplicativos, uma grande perspectiva se abre para o ensino de várias disciplinas, uma vez que, com a utilização apenas de software livre (GPL), muitas ferramentas podem ser disponibilizadas, desde bancos de dados SQL, servidores WEB, sistemas de desenvolvimento WEB, etc.

  • 16:15H Sistema de Acesso a Dados via Dispositivos Fixos e Móveis Independentes de Plataforma

  • Autor: Tiago Aparecido Teixeira Orientador: Luciano Eugênio de Castro Barbosa
    palestrante: Tiago
    mini-currículo: Graduando em Ciência da Computação com publicações na COMDEX 2002, 3º CONIC, além de outras publicações e participação em varios congressos como 1º BORCON
  • Resumo No cenário atual em que vivemos a utilização de softwares gratuitos para o desenvolvimento de pesquisas é algo tão natural quanto o ato de pesquisar. Este artigo faz parte de um dos possíveis estudos de caso de uma arquitetura para o desenvolvimento de Sistemas de Acesso a Dados via Dispositivos Fixos e Móveis Independentes de Plataforma, para atingir esse objetivo a arquitetura proposta visa a elaboração de sistemas que possam ser construídos apenas uma única vez e portados para uma gama infinita de plataformas, para atingir esse objetivo esse estudo de caso utilizou-se inteiramente de softwares gratuitos dentro de cada tecnologia analisada. Esse uso se deu sobre dois aspectos de igual importância. São eles: 1) Os softwares usados são portáveis entre diversas plataformas operacionais. 2) Os custos de um projeto de pesquisa desse nível seriam muito elevados caso se usasse softwares proprietários semelhantes dentro das tecnologias analisadas.

  • 16:30H Suporte às atividades iniciais de Engenharia de Software com utilização de Software Livre

  • Renata Pontin Fortes Daniel Cárnio Junqueira André Pimenta Freire {renata@icmc.usp.br, danielcj@sc.usp.br, apfreire@grad.icmc.usp.br} Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Caixa Postal 6680 CEP 13560-970 São Carlos, SP - Brasil
    palestrante: André Pimenta Freire
    Mini-currículo: Graduando do curso de Ciências de Computação do ICMC-USP São Carlos e bolsista de iniciação científica FAPESP. Experiência anterior em desenvolvimento Web e cursos de programação para Web ministrados em empresas e órgãos públicos.
  • Resumo No presente artigo, é reportada a experiência adquirida com a introdução de recursos de Linux em disciplinas regulares de graduação do Bacharelado em Ciência de Computação do ICMC-USP e disciplinas do programa de pós-graduação, assim como a utilização de outros recursos de Linux em projetos de pesquisa. Os resultados dessas experiências são discutidos e são apresentadas propostas de continuidade na utilização de Linux e software livre nas atividades de ensino e pesquisa.